O nome Ram Dakota tem um forte apelo nostálgico no Brasil, e seu retorno é aguardado com grande expectativa. No entanto, o projeto deu uma guinada significativa em relação às primeiras especulações. 

Inicialmente, o mercado noticiou o desenvolvimento de uma picape elétrica de médio porte, com dimensões semelhantes à antiga Dodge Dakota, o que fazia parte do plano da Ram de se tornar líder em veículos elétricos.

Porém, mais tarde a Ram mudou sua estratégia para competir no segmento de picapes médias do Brasil com uma poderosa caminhonete a diesel, deixando a proposta elétrica para a 1500 REV.

O novo veículo resgata o nome icônico Dodge Dakota, que marcou a indústria automotiva brasileira entre 1998 e 2001 como a picape mais potente do país na época. 

Apesar de homenagear o legado da antiga Dodge Dakota, a Ram Dakota 2026 tem diferenças técnicas significativas. Entenda melhor a seguir.

Posicionamento e produção: uma nova hierarquia


A Ram Dakota 2026 será estrategicamente posicionada no portfólio da marca, ocupando o espaço que faltava: uma picape média que fica acima da Rampage e abaixo das grandes 1500 e 2500. Seu principal foco é competir com ícones como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10.

A produção da Dakota já foi iniciada no Polo Automotivo de Córdoba, na Argentina, no mesmo complexo industrial que fabrica a Fiat Titano. Embora as duas compartilhem a base, a Dakota terá um desenvolvimento exclusivo e uma proposta de valor superior, focada no luxo e no DNA Ram.

Data de estreia e mercado

Apesar de a Stellantis ainda não ter confirmado a data exata de lançamento comercial, a chegada da Ram Dakota ao Brasil está prevista para o início de 2026, possivelmente em fevereiro ou no primeiro trimestre.

A produção em série na Argentina já foi iniciada, e o Brasil será o principal mercado para este novo modelo na América Latina. 

Este lançamento é visto como um pilar fundamental na estratégia de expansão da marca no segmento premium de picapes médias, um movimento que o Grupo Saga acompanha com atenção para oferecer o que há de mais moderno aos seus clientes.

Design e interior: luxo no segmento médio


O visual da nova Dakota foi amplamente revelado, com um design robusto e imponente, inspirado no conceito Nightfall, que antecipou a identidade visual da picape. 

Ela traz a característica grade frontal Ram com o nome da marca em destaque, faróis Full LED e uma dianteira que exala força e modernidade. O nome Dakota traz lembranças fortes para os brasileiros que viveram o fim dos anos 1990.

Onde a Ram Dakota realmente se diferencia de suas concorrentes de plataforma (como a Fiat Titano) é no interior. A Ram apostou em um acabamento premium e tecnologia de ponta:

  • Telas digitais: o painel combina um quadro de instrumentos digital (7 polegadas) com uma central multimídia de 12,3 polegadas dispostas lado a lado.

  • Acabamento: o interior é moderno e luxuoso, com materiais macios ao toque (soft-touch) e muito couro, que eleva o padrão de sofisticação para o segmento de picapes médias.

  • Conveniência: a picape adota o seletor giratório de marchas e um console central elevado com amplo espaço de armazenamento e carregador por indução.

Motorização e desempenho: o poder do turbodiesel

Diferentemente das especulações iniciais sobre uma versão elétrica, a Dakota chega com uma motorização a diesel que garante a robustez exigida para o segmento.

A picape será equipada com o motor 2.2 Multijet Turbodiesel. Este propulsor entrega 200 cv de potência e um torque de 450 Nm (45,9 kgfm). A transmissão será automática de oito marchas. 

A tração é 4x4, com reduzida (4x4 Low) e bloqueio do diferencial traseiro, características essenciais para encarar qualquer tipo de terreno com o máximo controle.

Capacidade de carga e reboque

A Dakota não decepciona em capacidade, com números que a colocam entre as mais capazes da categoria. Sua carga útil pode transportar mais de uma tonelada na caçamba (acima de 1.020 kg). Já o reboque é de até 3,5 toneladas.

Versões e segurança

As primeiras imagens revelaram versões como a Warlock, com um apelo off-road mais forte, e a confirmação das versões Big Horn e Laramie Night Edition. 

A versão Warlock, por exemplo, traz elementos como rodas de 17 polegadas, pneus de uso misto, estribos laterais e a clássica Rambar, reforçando o estilo aventureiro.

Em segurança, a Ram Dakota 2026 chega com um pacote completo de tecnologias ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista) desde a versão de entrada Big Horn. Além disso, conta com 6 airbags e câmera 360°, garantindo tranquilidade para o motorista e todos os ocupantes.